domingo, 27 de setembro de 2009

Previsões da M: Manuel Pinho inaugura campo de chegas de bois

Enquanto esperam ansiosamente o programa da coligação para copiar ideias como a M. lá saiu um pequeno folhetim denominado Muito Mais M. para Montalegre. Uma espécie de três M. para o concelho, quase como os três D. de Abril (e aqui bem que precisamos de uma revolução para acabar com esta “democracia” de M.).
É engraçado como aquilo que procura ser um programa para o futuro do concelho, está cheio de acusações de M. ao PSD, como se este partido (que já não é governo há 20 anos, repito, 20 anos), fosse o culpado da M. em que o nosso concelho se tornou.
Ainda assim, hoje vou destacar uma eterna promessa de M. que se encontra no tal panfleto: O Campo de Chegas de Bois junto ao Multiusos. Esta obra estava prevista no projecto e há muito que devia estar feita, até para ser a 4ª ou 5ª inauguração de M. do complexo. Até chegaram a fazer o túnel, que podia muito bem ser o de Meixedo, e que eles gozaram como a M. Aqui sim, tem uma utilidade de M.
Claro que se questiona a utilidade deste investimento (para uma ou duas chegas na altura da Feira do Fumeiro?), quando já existe um campo para o efeito num local muito mais adequado (fora do centro da vila). Até porque as lutas de animais acabam de ser proibidas pela lei 82/2009. Uma vez que esta câmara não fez uma M. para se poder criar uma excepção na lei (tipo a de Barrancos), e proteger uma das maiores tradições do Barroso, até dá vontade de rir como a M. o facto da promessa se manter. Desconhecimento ou ingenuidade de M.
Penso que deve ser um pouco de cada, uma vez que o nosso blog de M. já está em condições de anunciar a personalidade de M. que vem inaugurar o recinto. Trata-se, nada mais, nada menos, que o Dr. Manuel Pinho, um dos maiores defensores e divulgadores da espécie bovina no nosso país. Mas não pensem que esta inauguração vai ser como as do costume, o descerrar de uma lápide de M. Não, desta vez o corajoso convidado vai desafiar o boi campeão da época, o Cacholas (metade animal e metade boi), para provar a inocuidade deste tipo de lutas de M. Revogada a lei, ou com uma adenda, tudo volta ao normal e o novo “chegódromo” recebe o nome da aclamada figura, que ainda tem direito a uma estátua de M. na 333ª rotunda de Montalegre.

Sem comentários: